A ERP Portugal
A ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, nasceu no seio da European Recycling Platform, a primeira plataforma europeia inicialmente dedicada à gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), tendo incluído na sua atividade a gestão de Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA) e Resíduos de Embalagens (RE) em diversos países.
Há vários anos a gerar concorrência no setor dos resíduos, a ERP Portugal foi constituída a 13 de maio de 2005 para operar na gestão de REEE, por iniciativa de quatro grandes empresas: o Grupo Gillete Portugal, Lda., (atualmente, Procter & Gamble Portugal S.A.), a Electrolux, Lda., a Hewlett Packard Portugal, Lda. e a Sony Portugal, Lda. (atualmente, Sony Europe Limited, Sucursal em Portugal) – Despacho conjunto n.º 353/2006, de 13 de maio, do Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, Licença renovada a 25 de maio do corrente ano (Licença REEE ERP Portugal).
Em 2010, a ERP Portugal estendeu a sua atividade à gestão de RPA, através da Licença atribuída pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território (Despacho nº 3862/2010), já renovada através do Despacho nº 11275-A/2017, de 22 de dezembro, do Ministério do Ambiente.
Atualmente, a ERP Portugal já conquistou a confiança de cerca de 700 empresas que, no âmbito da Responsabilidade Alargada do Produtor, transferiram as obrigações de reciclagem dos resíduos provenientes dos produtos disponibilizados no mercado para a entidade gestora, assegurando o cumprimento dos objetivos e requisitos impostos pela legislação em vigor, nomeadamente, no que respeita à recolha, reutilização, reciclagem e valorização dos resíduos que integram o Sistemas Integrados de Gestão de REEE e de RPA.