Porquê reciclar?
Com o aumento do consumo desenfreado de produtos, o seu ciclo de vida é cada vez menor, aumentando o volume de resíduos gerados e que carecem de encaminhamento específico, entre os quais os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA).
A reciclagem é positiva e benéfica para as pessoas, as empresas e o Ambiente. Esta missão só é possível se todos nós contribuirmos ativamente, entregando os nossos resíduos nos pontos de recolha adequados e garantindo a sua descontaminação, tratamento e reciclagem.
Após recolhidos, os REEE e RPA são entregues num centro de receção, onde são separados em função da sua categoria operacional de tratamento. As categorias operacionais nas quais separamos os resíduos que recolhemos são:
- Frigoríficos e congeladores
- Equipamentos de Ar Condicionado
- Outros equipamentos de regulação de temperatura
- Ecrãs CRT
- Ecrãs planos
- Lâmpadas (tubulares, economizadoras, descarga de gás, etc.)
- Lâmpadas LED
- Equipamentos de grandes dimensões (>50cm)
- Painéis fotovoltaicos
- Equipamentos de pequenas dimensões (≤50cm)
- Equipamentos informáticos e de telecomunicações
- Consumíveis de impressão
Depois de separados em categorias, estes são transportados para unidades de tratamento de resíduos para se proceder à sua descontaminação e reciclagem ou valorização. A etapa da obtenção de matérias primas (reciclagem) encerra o circuito e dá origem ao fabrico de novos produtos (incorporação de materiais na indústria).
O tratamento de REEE é muito complexo porque estes equipamentos na maioria dos casos possuem uma grande variedade de materiais, tais como plásticos de vários tipos, metais diversos ou vidro. Para além da diversidade de materiais são também constituídos por substâncias perigosas que precisam de ser removidas e tratadas autonomamente, nomeadamente os metais pesados, igualmente encontrados nos resíduos de pilhas e nos acumuladores (mercúrio, chumbo, níquel, cádmio e lítio).
O que acontece aos nossos elétricos e eletrónicos em fim de vida
Resíduos de Equipamentos Resíduos de Equipamentos (REEE)
Todos os equipamentos que precisavam de corrente elétrica, uma pilha ou bateria para funcionar e que chegaram ao seu fim de vida.
O que acontece às nossas pilhas usadas
Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA)
Dispositivos capazes de armazenar energia para alimentar equipamentos elétricos e eletrónicos.